sábado, novembro 11, 2006

All that you can't leave behind


Se tudo se reduzisse a números, fórmulas concretas de um manual de trabalho, que o risco de uma relação se medisse pelo Beta, o qual saberíamos que dividindo a covariância entre a rentabilidade do nosso título ( neste caso aquela situação na qual estou metida) e do mercado (sim, o mercado, o conjunto de todas as outras que existem), pela variância da rentabilidade de mercado e...Voilá! A solução para todas as minhas dúvidas. Saberia que se Beta fosse superior a 1, então o meu risco seria acima de média...abaixo de 1, o contrário claro, navegando nas águas do Pacifico. Se tudo assim fosse...o risco total, que se decompõe em sistemático ou não sistemático. Ou seja, o primeiro, corresponde às situações exteriores a nós, personalidade intrínseca do outro, condições em que ele/a se move, aspirações, fundamentos, o que quer e quando quer, acontecimentos que não estando directamente relacionados connosco, provocam impacto, you can run, but you can't hide. O segundo respeitaria a algo originado por acontecimentos específicos por exemplo, como correu o último encontro, as mensagens trocadas, o que tens para fazer no próximo fim de semana, afinidades, pontos de encontro, assim nas relações seria substituídas o que nas empresas dizem que são as acções judiciais, programas de marketing bem ou mal sucedidos, ganho ou perda de contratos importantes.
Sumariamente, quando o número de títulos se situa na ordem dos 40, seleccionados aleatoriamente em um mercado eficiente, o risco total aproxima-se do risco sistemático, eliminando o segundo.
Pergunta: O que é isso mesmo do mercado eficiente e onde está ele mesmo? Será preciso chegar aos 40? De referir, que este Beta, permite fixar objectivos, medir a perfomance, confrontar resultados e complementar outros modelos de avaliação.
Fosse tudo tão eficaz.

6 Comments:

Blogger Joana said...

Não percebi muito, mas parece-me que temos amarguice renovada... vai um ciber-abracinho? :P Jinhos.

8:03 da tarde  
Blogger JAP said...

Nunca é simples porque a vida não é uma "receita" de economia, contabilidade, ou outra qualquer matemática.

12:25 da tarde  
Blogger Joana said...

So a mim... com que entao fui gastar uma fortuna para nada! :(
Bem, na mesma linha este fim de semana foi as compras e eis senao quando aparece-me a frente um Patrick Dempsey de quase 3 metros... num poster, numa montra da NY & Co. Lembrei-me de toi! E ate descobri-lhes o site:http://www.nyandcompany.com/index.jsp
Quando puderes vai la dar uma olhadela, apesar de valerem mais os modelos que as roupas... if you know what I mean ;)
Jinhos.

10:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nunca fui boa a contas ...
perdi-me completamente ao ler o teu texto

:)

2+2 = 5 ... é isso ?

:)

2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...parece-me que te esqueceste de uma coisa....e se o "beta" for igual a 1? talvez a solução esteja por aí........ou por aí seja atingido o ponto de equilibrio do risco....

...é uma boa reflexão...é pois... :)

1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando se analisam os problemas do fundo da cave de uma faculdade em vez de se pisar o passeio e avistar a rua de uma ponta à outra com os próprios olhos, as coisas são turvas. Mas eu só gosto de práticas. As teóricas são quase todas uma merda.

7:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home