terça-feira, dezembro 05, 2006

Cofres

Sempre que vejo esta notícia, é inevitável lembrar-me das Jóias Reais, que alegremente se "extraviaram" quando estiveram expostas em Haia e que até hoje tivemos pouco mais que um pedido de desculpas, sem ninguém saber ou querer saber. Pode ser e é alarmismo, mas pensei logo nisso. Não compreendo com que displiscência se perdem (furtam) peças únicas, de valor tao inestimável, pedacinhos reais da nossa História. Acho importante e extremamente prestigiante ver o que nos resta dos Descobrimentos tão bem representado.Assim na "Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries", espero que se faça juz à Segurança americana. De resto, que a exposição seja um sucesso e que dos poucos que lá passarem e já conhecerem o nosso pequeno país, nos seja reconhecida a devida dimensão. Aos outros...que aprendam e que se surpreendam.

1 Comments:

Blogger Joana said...

Com certeza que, se depender dos Americanos, nada acontecerá às peças portuguesas e outras (europeias e etc...) expostas.
Não é por viver cá que os defendo. Defendo por começar a perceber como funcionam. Gostam de se intrometer no país dos outros, é verdade, mas só porque na cabeça deles isso é um bem, um passo em frente em termos de Direitos Humanos, um favor que prestam à Humanidade... Têm um código ético instituído muito rigoroso (pode ser difícil de perceber quando se sabe das atrocidades que militares americanos praticaram ou praticam em países que em rigor invadiram) mas garanto-te que são excepções, este país é enorme, há muita gente e a grande maioria tem princípios e é muito coerente com eles.
Vou dar-te um exemplo prático: na Universidade, nesta e na grande maioria das outras, os exames do fim do semestre são "take-home exams". Isto quer dizer que não se enchem anfiteatros com centenas de alunos e um ou dois profs que, ou marcam x e y e não o largam por um momento nas duas horas do exame, ou assobiam para o lado..., reconheces o filme? :P
Isto quer dizer que o aluno vai para casa, faz o download do exame na página da cadeira correspondente e compromete-se a realizar o dito em duas horas e SEM recorrer a qualquer tipo de consulta.
No exame há uma notinha a lembrá-los disso mesmo e do Código de Honra da Universidade (toda a universidade tem um) que assinou ao vir para cá e do Julgamento Académico e das penas em que podem incorrer (reprovação e expulsão definitiva da Universidade e do Ensino Superior por um ano) caso o professor note que houve consulta.
Educação para a Etica, não e excelente? (Impossível em Portugal, mas excelente!!!)
Não tenho conhecimento de nenhum americano infractor, mas sei de muitos europeus e até aqui há uns anos-luz de um "artista" português... :(
Por isso é que sou da opinião que, em princípio, as peças estão mais seguras cá, que em qualquer exposição europeia ou museu português...

Jinhos.

2:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home